Constelação Sistêmica

É uma abordagem libertadora que amplia a forma de olhar para questões/ bloqueios que estão impedindo você de agir perante seus objetivos!

Considerada hoje como uma nova filosofia de vida, uma nova ciência criada por Berth Hellinger integra várias linhas psicológicas acrescentando as 3 Leis do amor: 

  • Lei do pertencimento, 

  • Lei da ordem/ hierarquia e 

  • Equilíbrio (dar e receber)


Tudo isso pode estar ligado a crenças e paradigmas da nossa família! 
Ou lei da compensação!  
EXEMPLO: Quando alguém se exclui ou é excluído do sistema familiar os descendentes querem compensar ou resolver por eles.
Isso causa desordem ou desequilíbrio no seu sistema.

 

Na terapia familiar sistêmica averiguamos o sistema familiar aprofundado. 

Caso haja algo embaraçado nos destinos, escolhas, crenças , ou nos  membros anteriores desta família, trabalhamos o equilíbrio individual em todos os níveis de ser.

Somos fonte de energia e a família é um sistema onde desenvolvemos parâmetros para nossa existência no mundo e dentro deste sistema, abordamos questões como:  heranças genéticas, padrões repetitivos de erro, padrões comportamentais e sentimentais, emoções recalcadas entre outros temas que são trabalhados para que o individuo desenvolva autonomia e encontre o caminho de sua vocação e da sua plenitude.

Essa técnica proporciona o  entendimento profundo sob o sistema familiar em que nascemos e desenvolvemos ao longo de uma vida. O nosso objetivo é ampliar os níveis de desenvolvimento das relações em sua totalidade, desde o  mais novo até o mais velho.

A constelação ocorre dentro de um campo de energia, que eu nomeio como campo sensorial. Que se forma com a participação de um grupo de pessoas que entram em sintonia com a energia do sistema familiar do cliente, como uma peça de teatro.

As pessoas que estão dispostas a participar, começam a interagir entre si, representando por meio de gestos, reposicionamento e falas uma cena congruente com o tema em questão, e este é apenas um dos caminhos que eu proponho durante a vivencia, para que o individuo possa alcançar  a leveza e  realinhamento do sistema desalinhado.

 

Alguns exemplos de temas trabalhados:

  • Relacionamentos com familiares (pai, mãe, marido/esposa, filhos, avós, tios)

  • Acontecimentos familiares marcantes (adoções, perdas, doenças psiquiátricas, mortes precoces, acidentes, assassinatos, suicídio, abortos, entre outros)

  • Relacionamento de casal (sexualidade, separações, dificuldades em se relacionar)

  • Problemas de saúde (dores crônicas, obesidade depressão, câncer, problemas cardíacos)

  • Envolvimentos com drogas, alcoolismo, tabagismo.

  • Conflitos profissionais com chefes, colegas, empresas.

  • Questões empresariais e administrativas (aberturas de empresa, fracasso x sucesso, perda financeira dificuldade na liderança, mudanças de carreira, recolocação profissional).

  • Partilha de Herança

52f766bc-bd0c-41f1-b813-17183dde6fa6.jpg

CONSTELANDO EM GRUPO

 

Numa constelação familiar pode-se participar como cliente (constelando) que leva um tema especifico para constelar, como representante que esta a disposição para ocupar um lugar na dinâmica do sistema constelado, ou como simples observador.

 

Tais posições em si já trazem alguns benefícios, entre os quais destaca-se.

 

Cliente: Apresenta um tema que gera um cena apresentada por uma parte dos participantes dentro de uma dinâmica  que tem como real objetivo,  trazer a luz da consciência  e desvendar os reais motivos que o levaram a constelar, a partir do olhar ativo.

 

Como representante:  Entra no campo sensorial, a disposição do sistema do cliente e representará os respectivos membros da família e proporcionará através da dinâmica de grupo percepções que levam o cliente ter um novo olhar sob seu sistema, revelando o que estava oculto.


Como observador: o simples fato de estar presente e assistir uma cena, oferece ao observador a possibilidade de identificar semelhanças com sua própria vida e reavaliar questões do seu próprio sistema.

 

 

A abordagem apresenta uma vasta gama de aplicações práticas e devido aos seus efeitos esclarecedores no campo. das relações humanas promove entre outros:

 

  • Melhoria de relações familiares;

  • Melhoria das relações interpessoais nas empresas;

  • Melhoria das relações no ambiente educacional.

Ocorre de forma bem semelhante ao anterior, onde um campo sensorial é aberto através da queixa do cliente (tema) e as representações podem ocorrer através de bonecos ou qualquer objeto intermediário.

Com algumas perguntas conduzidas pelo Terapeuta, acessa-se o inconsciente, formas pensamentos elaboradas pelas historias contadas pela família e assim o campo começa a se revelar e manifestar o que precisa ser incluído e equilibrado e que impedia o cliente a dar continuidade a vida.

CONSTELANDO INDIVIDUALMENTE

WhatsApp Image 2020-09-27 at 20.31.32 (5

Para agendar sua constelação, é necessário passar por uma consulta individual, a fim de entender sua queixa inicial.

Agendamentos pelo tel: 19-983154314